sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Curadoria de artes

O termo curador apareceu na década de oitenta quando tivemos notícias e ouvimos falar em curadoria, que serve para organizar eventos artísticos e culturais, este termo tem sido muito usado quando se referem a eventos artísticos e culturais.
O termo curador nesta década acompanha o contexto de arte e pelo jeito não vai mais sair. A evolução das artes ocasionou o surgimento do termo curador pela crescente necessidade de especialização que a arte contemporânea exige, por outro lado também para intermediar o autor, a obra e o expectador. O que vemos é um novo campo de atuação para os profissionais do pensamento da arte, junto aos historiadores, teóricos e público.
O surgimento da curadoria é um aprofundamento da função crítica, dando uma percepção e um sentido maior as obras dos artistas, sendo de total importãncia nas novas visões de arte e obras de arte.
Após a leitura dos textos percebemos que a figura dos curadores se tornaram imprescindíveis pela grande evolução que as artes contemporâneas estão exigindo; segundo Vergara," a curadoria educativa tem como objetivo explorar a potência da arte como veículo de ação cultural."
A escolha das obras interferem no despertar de um novo sentido do olhar e de perceber mensagens contida na imagem, despertando as sensações, a sensibilidade, percepção e criatividade, impregnando a nova visão e experiências anteriores do expectador.

Comentário feito na disciplina de Seminário Integrador 2, baseado no texto com link abaixo.
http://moodle.regesd.tche.br/file.php/140/CURADORIA_EDUCATIVA-Miriam_Celeste_Martins.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário